Nunca diga: Posso te ajudar?

Tempo de leitura: 7 minutos

Lojista, você quer vender mais?

Você quer aprender uma técnica que vai aumentar as suas vendas em até 16%?

Quer vender mais sem precisar gastar com anúncios na revista do bairro ou confecção de panfletos?

Então, assista ao vídeo que gravei explicando tudo ou continue lendo este artigo para aprender passo a passo como fazer para vender mais de uma forma simples e muito eficiente.

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Ou ainda se preferir pode baixar o Mp3 para ouvir a hora que quiser, clicando abaixo:

Se você tem uma loja e quer vender mais, este artigo foi escrito para você.

Você vai aprender a usar uma técnica de venda que poucos lojistas sabem.

Ficou interessado? Então fica comigo…

Toda vez que eu paro em uma vitrine de uma loja em um shopping por exemplo, sou abordado por um vendedor que me pergunta: Posso te ajudar?

E em quase todas as vezes eu respondo no piloto automático: Não, estou apenas dando uma olhadinha!

Ai o vendedor volta pra loja ou fica ao meu lado me olhando aguardando alguma reação.

Sabe o que eu faço na grande maioria das vezes? Fico sem graça e vou embora.

Alguma coisa me chamou atenção na vitrine e eu parei por causa disso, mas por causa da pergunta errada, o vendedor e a loja perderam a chance de me vender.

Mas então, se não dar mais certo perguntar: “Posso te ajudar?”

O que eu devo dizer Luzimar?

Pois bem, preciso que você leia com muita atenção por que agora vou te explicar o que você deve fazer e também vou te fazer um desafio.

Você vai usar uma técnica de venda que foi testada e aprovada pelo Michael Gerber, um famoso consultor e escritor americano que cria estratégias para empresas ao redor do mundo.

Ele já escreveu vários livros e um dos mais famosos e que eu recomendo muito a você é O Mito do Empreendedor, onde ele fala sobre o porque que muitos negócios fracassam e o que pode ser feito para você vencer no mundo dos negócios.

Ele fez um teste em algumas lojas nos EUA.

Trocando a pergunta: Posso te ajudar?

Por uma simples pergunta, mas uma simples pergunta que deixa a pessoa que está sendo perguntada, no caso o potencial cliente, curiosa pra saber o que o vendedor vai dizer em seguida.

Quer saber qual é a pergunta?

Bem, ao invés de toda vez que um cliente chegar na sua vitrine você perguntar: Posso te ajudar? você vai perguntar:

Você já não esteve aqui antes?

A pessoa terá duas opções de resposta para esta pergunta, SIM ou NÃO, mas desta vez o vendedor vai ficar mais a vontade para avançar, pois a pergunta gera uma curiosidade no cliente, fazendo com que ele ganhe a atenção para fazer um convite.

Vamos ver as opções de resposta que temos e o que você vai fazer em seguida.

Se a resposta for SIM você ou o seu vendedor diz: ótimo, nos temos um programa especial para quem já comprou aqui, em um minuto eu lhe explico como funciona.

E se a resposta for NÃO, você diz: ótimo, temos um programa especial para novos clientes, em um minuto eu lhe explico como funciona.

Ai você pode estar se perguntando: Mas Luzimar, o que eu faço depois, eu não tenho nenhum programa especial ainda?

Bom, ai que entra mais uma sacada importante e que vai fazer toda diferença frente aos concorrentes.

Você vai criar duas ofertas, uma para clientes novos e outro para clientes que já compraram.

Pode ser um desconto especial ou uma forma de pagamento diferenciada.

O importante é criar uma oferta muito atraente e irresistível para o cliente, e isso só você pode criar, pois você conhece o seu cliente e potencial cliente melhor do que ninguém.

Ou pelo menos deveria!

É importante que esta tarefa de criar a oferta seja feita por você, caso seja o dono da loja.

E se você for gerente ou um vendedor, consulte o dono da loja para juntos vocês criarem esta nova e exclusiva oferta.

Passe isso para todos os vendedores e treine com eles este novo jeito de abordar os clientes que estão parados olhando as vitrines.

Agora pense comigo, algumas palavrinhas simples, e pronto, as vendas crescem instantaneamente, entre 10 e 16% em média.

Mais dinheiro no seu bolso, suas vendas vão aumentar sem dúvida alguma e você vai parar de deixar dinheiro na mesa.

E se você chegou até aqui tenho certeza que está em busca de conhecimento e está realmente comprometido em melhorar as suas vendas.

Aplicando esta simples mas poderosa mudança no dia a dia do seu estabelecimento.

E por causa disso eu preparei um desafio para você!

Este desafio será dividido em 3 partes com ações que você vai ter que realizar para conseguir completá-lo e começar a melhorar ainda hoje as suas vendas.

Tá comigo? Então, vamos lá!

Parte #1

Compartilhe este artigo com os seus amigos no Facebook ou Twitter usando as hashtags #lojistavendedor #vendermais #nuncadigapossoteajudar

Fazendo isso você vai se comprometer em colocar esta técnica inovadora em prática e as chances de você avançar aumentam exponencialmente…

…Isso porquê, ao compartilhar este artigo você vai se comprometer publicamente, afirmando que acredita que esta técnica inovadora realmente funciona.

O primeiro passo já será dado, pois você precisa acreditar para ter resultados!

Parte #2

Você vai começar a pensar a partir de agora em um programa especial que você vai oferecer tanto para quem é um novo cliente quanto pra quem é cliente antigo ou cliente que retornou a loja.

Pode ser um desconto, condições diferenciadas no pagamento, ou um brinde relevante para o seu público alvo.

Eu particularmente prefiro não dar desconto, pois todos já fazem isso, ofereça um diferencial que gere valor para o cliente e assim você vai conquistá-lo, fazendo com que ele se torne um cliente fiel.

Depois que criar os dois programas especiais, sendo um para clientes novos e outros para cliente que já compraram.

Você vai reunir todos os seus funcionários e passar por escrito para eles um passo a passo de como proceder ao abordar um cliente e também todos os detalhes das condições especiais que você criou.

Parte #3

Agora que você já criou as condições especiais, passou para todos da loja e fez um ensaio com todos, chegou a hora de medir os resultados…

Depois de uma semana de mão na massa, ou seja, de uso da nova abordagem, você vai medir os resultados comparando as vendas da semana anterior com a semana que aplicou a nova técnica.

Anote os resultados e volte aqui neste artigo para me contar como foram os seus resultados.

Neste blog que eu criei com todo carinho tenho a intensão de compartilhar minha experiência de 15 anos trabalhando com vendas.

Neste período eu já passei por vendedor de balcão, gerente de loja, vendedor de soluções de tecnologia para empresas e gerente comercial.

Hoje eu dedico o meu tempo também para compartilhar técnicas de venda com pessoas como você, além disso disponibilizo uma série de dicas semanais com técnicas de marketing de resultados, o que nós chamamos de Marketing Enxuto.

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Agora role esta tela para baixo e me diga o que achou desta técnica, escreve a data que você vai começar a vender mais aplicando esta inovação no seu negócio. ⤵